Acordo limpo: sensibilização da comunidade do Bairro Jardim Oásis, Cidade de Cajazeiras-PB para implantação da coleta seletiva

Paulena Araújo Santana

Maria Luiza de Carvalho Coutinho

Wilza Carla Moreira Silva

Ana Paula Inácio Alves

José Ricardo de Araújo

Resumo

Esse projeto teve como objetivo sensibilizar os moradores do Bairro Jardim Oásis, da Cidade de Cajazeiras - PB a colaborar com a implantação do sistema de coleta seletiva, melhorando o aspecto visual da comunidade, minimizando os problemas gerados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos, além de contribuir para melhoria da renda dos catadores. O trabalho iniciou-se com o mapeamento da área de abrangência, visitas as instituições de ensino e igrejas para apresentação do projeto, além de sensibilização em pontos estratégicos do bairro, utilizando as seguintes atividades: teatro de fantoche, cine debate, oficinas e rodas de conversas, todas as atividades realizadas contaram com encontros periódicos, registros fotográficos e elaboração de relatórios mensais. Com a intenção de consolidar a implantação da coleta seletiva, no final das atividades foi firmada uma parceria denominada “Acordo Limpo” em cada instituição trabalhada, criada pelo município, que interliga o gerador de resíduo aos catadores de materiais recicláveis.

Palavras-chave


Acordo Limpo. Coleta seletiva. Resíduos sólidos.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p70-77

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 746

Total de downloads do artigo: 447