Empreendedores e negócios: plantando competências para colher desempenho

Maria Fátima Silva Oliveira

Jucyara Gomes Silva

Resumo

O presente trabalho relata as ações do projeto de extensão “Empreendedores e Negócios: Plantando Competências para Colher Desempenho” cujo objetivo foi auxiliar à comunidade de micro e pequenos empreendedores potenciais e já estabelecidos do bairro de Jaguaribe, da cidade de João Pessoa, a desenvolver suas capacidades empreendedoras, e consequentemente, promover o melhor desempenho de seus negócios. Para efetivação do objetivo proposto, foram realizadas diversas ações, que se dividiram em três módulos: um módulo de capacitação, outro de visitas aos empreendedores cadastrados no módulo anterior, e finalmente um terceiro módulo que consistiu na medição dos principais resultados alcançados. Dentre estes resultados destaca-se o elevado número de indivíduos capacitados, assim como o elevado nível de satisfação dos empreendedores que obtiveram orientação empresarial, sendo que todos afirmaram interesse em aplicar as mudanças sugeridas em seus negócios. Por fim, foi identificado, no levantamento feito junto aos empreendedores, que estes conseguiram desenvolver importantes competências, necessárias ao bom desempenho dos seus negócios.

Palavras-chave


Empreendedorismo. Capacitação. Negócios.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p135-143

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2296

Total de downloads do artigo: 1146