A experimentação com materiais alternativos: uma metodologia adotada nas aulas de ciências do Ensino Fundamental I

Pedro Nogueira da Silva Neto

Elwis Gonçalves de Oliveira

Francisco Antônio Vieira Lins

Francisco Mateus Alves de Sousa

Maria Solange Martins da Silva

Polyana de Brito Januário

Resumo

Esse artigo apresenta um relato de experiência obtido a partir de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa, executado no Instituto Vida e Luz localizado em São Gonçalo na cidade de Sousa – Paraíba, com crianças de seis a oito anos de idade, que teve como objetivo despertar o interesse das crianças pela química desde o ensino fundamental de forma lúdica, através de materiais alternativos, podendo também despertar futuros profissionais na área. Foi usado uma metodologia que inicialmente abordou uma palestra sobre a importância da reciclagem e posteriormente a aplicação das experimentações selecionadas. Foi perceptível que, após as aplicações, as crianças conseguiram associar o que aprenderam aos fenômenos observados no meio em que estão inseridas e que as atividades produziram um conhecimento que foge da educação bancária, contribuindo para uma educação mais promissora.  Ainda mais, constatou-se que o desenvolvimento e interação em sala de aula melhorou gradativamente a cada experimentação realizada.

Palavras-chave


Lúdico. Aprendizagem. Motivação. Ensino da Química.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p03-10

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 861

Total de downloads do artigo: 862