Núcleo de Projetos e Sustentabilidade Socioambiental (NUPS): experiência do Escritório Modelo no IFPB - Campus Catolé do Rocha

Luiza Maria Medeiros de Lima

Yasmin Ramos Peregrino

Mirian Cristina Gama Dornelas Santos

Resumo

O NUPS, Escritório Modelo vinculado ao Curso Técnico Integrado de Edificações do IFPB-CR configura uma prática extensionista que visa ofertar assistência técnica gratuita na construção civil, para populações vulneráveis no município de Catolé do Rocha-PB. Duas tipologias foram consideradas como foco da atuação: moradias e equipamentos urbanos. A primeira ação foi viabilizada através de parceria com o Centro Social Urbano Angelina Mariz Maia (CSU), o qual sedia diversas ações de interesse comunitário. O projeto arquitetônico foi desenvolvido mediante atividades integradas com disciplinas técnicas e propedêuticas. Como resultado, obteve-se: 1) estudo do entorno; 2) As Built e diagnóstico da edificação; 3) proposta de reforma considerando a manutenção predial, conforto termoacústico, segurança patrimonial e acessibilidade. A experiência suscitou reflexões sobre a formação integrada no contexto do curso de edificações, além de dar suporte à busca, pela comunidade, de acesso a serviços e direitos sociais – uma condição para a construção de cidades sustentáveis.

Palavras-chave


Projeto arquitetônico. Escritório Modelo (EM). O Núcleo de Projetos e Sustentabilidade Socioambiental (NUPS).


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p115-123

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 961

Total de downloads do artigo: 618