Ações de controle reprodutivo de cães e gatos realizado pelo Núcleo de Extensão em Saúde de Pequenos Animais/ IFPB

Émerson Timóteo Alcântara

Felipe Boniedj Ventura Álvares

Roberto Alves Bezerra

Kaio Sá Nóbrega

Jorge Domingos Silva Lima

Matheus Serafim Santos

Thais Ferreira Feitosa

Ana Lucélia Araújo

Vinícius Longo Ribeiro Vilela

Resumo

Realizaram-se levantamentos acerca das ações executadas pelo Núcleo de Extensão em Saúde de Pequenos Animais – NESPA/ IFPB entre 2017 e 2019, e o impacto causado pelas mesmas na população beneficiada. As fichas clínicas e cirúrgicas dos animais castrados foram avaliadas, para a caracterização dos procedimentos, assim como publicações realizadas nas redes sociais do NESPA. Ainda, foram realizadas pesquisas de satisfação com 20 tutores acerca dos serviços prestados pelo núcleo. Foram realizadas 352 castrações em cães e gatos, sendo 276 ovário-histerectomias e 76 orquiectomias, beneficiando 22 protetores independentes e seis ONGs. Cerca de 1200 pessoas tiveram acesso aos conteúdos publicados no Facebook® e 754 no Instagram®, onde foram realizadas 81 postagens acerca de temas como posse responsável e importância da castração dos animais. A maioria (19/20) dos tutores se mostraram satisfeitos, apontando que houve redução do número de nascimentos e demonstrando satisfação quanto ao número de animais atendidos. Conclui-se que as ações do NESPA/ IFPB tiveram grande impacto na redução de natalidade em abrigos, com redução de densidade populacional, reduzindo por consequência os riscos de transmissão de doenças zoonóticas e trazendo maior bem-estar aos animais, além de ter disseminado efetivamente informações acerca de assuntos ligados à saúde única.

Palavras-chave


Esterilização. Orquiectomia. Ovário-histerectomia. Núcleo de Extensão em Saúde de Pequenos Animais/ IFPB


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p131-143

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 982

Total de downloads do artigo: 1046