Importância do médico veterinário na saúde pública: ações informativas em feiras públicas da Cidade de Sousa e Cajazeiras – Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p127-133Palavras-chave:
Consumidor de Carnes. Vendedor de Carnes. Produtos Alimentícios.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal o desenvolvimento de ações informativas nas cidades de Sousa e Cajazeiras, localizadas no alto sertão paraibano, através do uso de panfletos, comunicação interpessoal, comunicação em massa e anúncios em rádios, que fornecessem dicas sobre como comprar e vender produtos cárneos de qualidade Após as ações informativas, realizou-se a aplicação de um questionário com os consumidores para que respondessem sobre os aspectos mais importantes no momento da compra. Em ordem decrescente de preferência, obtivemos como resposta: coloração, cheiro, consistência, limpeza da banca, preço e limpeza do vendedor. Quando questionados sobre se tiveram acesso a informações prévias sobre o tema, 45% responderam que sim; destes, 60% as ouviram na rádio local, 22% tiveram acesso às informações através de panfletos e 18% através de comunicação interpessoal. Quando questionados sobre se sabiam da existência do curso de medicina veterinária no Campus Sousa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), 43% responderam que sim; destes, 72% souberam através de comunicação interpessoal, 26% pela rádio local e 2% por panfletos. Conclui-se que os consumidores estão atentos na hora da compra e estão abertos a receber informações. Mesmo com os percentuais satisfatórios apresentados, ações dessa magnitude devem ser constantes para que a tríade formada pelo curso de medicina veterinária, pelos estudantes e pela sociedade consumidora e vendedora de carnes possa se beneficiar a cada ação.Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.