A Experiência do Fórum de Economia Solidária de Guarabira e Região

Franceleyde Ferreira Delfino

Marta de Lima Silva

Tatiana Losano de Abreu

Wiliane Viriato Rolim

Edilane Moisés do Nascimento

Patricio Loureço da Silva

Marcondes Alexandre de Lima

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar o processo de assessoria realizado pelo Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES), em acompanhamento ao Fórum Regional de Economia Solidária de Guarabira e região, através do projeto de extensão Práticas Solidárias: Formação para o Empreendedorismo Social, que buscou incentivar o fortalecimento e a integração dos empreendimentos solidários. Neste sentido, nossa abordagem metodológica partiu das teorias da Economia Solidária, fato que possibilitou a realização de uma análise qualitativa do Fórum, que foram realizadas a partir da participação em diversas eventos e reuniões ao longo do projeto. A partir do desenvolvimento do projeto percebeu-se a importância da formação em Economia Solidária para os empreendimentos, como um processo contínuo e que possibilitará o fortalecimento deste espaço, como lugar de resistência democrática, inclusão e diversidade, pois no Fórum regional participam diversos segmentos sociais: grupos agricultores familiares, artesãos, banco comunitário e outros, somando um total de 42 empreendimentos e organizações de sociedade civil. Por esta condição, se verificou que o processo não se findou, pelo contrário, novas demandas e novos desafios surgiram para o fortalecer a Economia solidária enquanto espaço de luta coletiva.

Palavras-chave


Fórum. Economia Solidária. Empreendimentos sociais. Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES).


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p41-51

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1299

Total de downloads do artigo: 787