Práticas agrícolas sustentáveis na agricultura familiar do Sítio Lagoa Município de Tavares – Paraíba

José Eduardo Nunes Nascimento

Carla Barbosa Silva

Rafaela Pedro Santos

Joselito Eulâmpio Nóbrega

Resumo

Diante de tantos desequilíbrios ambientais, todos associados ao modelo tradicional de produção agrícola, a utilização de técnicas sustentáveis na agricultura tem se mostrado como alternativa. Assim, observa-se, ainda de forma incipiente, a substituição da agricultura tradicional pela agroecologia, fundamental para o equilíbrio ambiental. Este artigo discorre sobre a utilização dos métodos agrícolas ecológicos na agricultura familiar como uma proposta desafiadora, pois propõe a integração meio ambiente, homem e sociedade. O trabalho resulta de uma breve revisão literária em textos científicos diversos, livros e revistas, e expressa os resultados obtidos com a implantação de um Projeto de Extensão, no que diz respeito ao processo de caracterização da comunidade Lagoa, em Tavares – Paraíba. Essa caracterização ocorre a partir de reunião com a associação comunitária local e de visitas às propriedades, bem como de entrevistas realizadas com oito agricultores familiares da comunidade. É evidente que a incorporação e a ampliação do uso de técnicas sustentáveis na agricultura familiar constituem uma importante solução para os problemas decorrentes da agricultura tradicional. Diante desse contexto, o projeto teve como objetivo propor a utilização de novas técnicas agrícolas sustentáveis no que diz respeito à agricultura familiar, visando melhorias na qualidade do solo e aumento da produtividade agrícola.

Palavras-chave


Agricultura Familiar. Técnicas Agrícolas Sustentáveis. Extensão Rural.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p120-125

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2431

Total de downloads do artigo: 1957