Práticas agrícolas sustentáveis na agricultura familiar do Sítio Lagoa Município de Tavares – Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p120-125Palavras-chave:
Agricultura Familiar. Técnicas Agrícolas Sustentáveis. Extensão Rural.Resumo
Diante de tantos desequilíbrios ambientais, todos associados ao modelo tradicional de produção agrícola, a utilização de técnicas sustentáveis na agricultura tem se mostrado como alternativa. Assim, observa-se, ainda de forma incipiente, a substituição da agricultura tradicional pela agroecologia, fundamental para o equilíbrio ambiental. Este artigo discorre sobre a utilização dos métodos agrícolas ecológicos na agricultura familiar como uma proposta desafiadora, pois propõe a integração meio ambiente, homem e sociedade. O trabalho resulta de uma breve revisão literária em textos científicos diversos, livros e revistas, e expressa os resultados obtidos com a implantação de um Projeto de Extensão, no que diz respeito ao processo de caracterização da comunidade Lagoa, em Tavares – Paraíba. Essa caracterização ocorre a partir de reunião com a associação comunitária local e de visitas às propriedades, bem como de entrevistas realizadas com oito agricultores familiares da comunidade. É evidente que a incorporação e a ampliação do uso de técnicas sustentáveis na agricultura familiar constituem uma importante solução para os problemas decorrentes da agricultura tradicional. Diante desse contexto, o projeto teve como objetivo propor a utilização de novas técnicas agrícolas sustentáveis no que diz respeito à agricultura familiar, visando melhorias na qualidade do solo e aumento da produtividade agrícola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.