Implantação de sistema da fossa séptica e filtro anaeróbio de baixo custo em residência no assentamento Frei Beda (Cajazeiras-PB)

Evaldo de Lira Azevêdo

Lucas Tavares de Freitas

Thauan Ribeiro Sarmento

Resumo

Medidas de saneamento básico têm impacto direto sobre o meio ambiente, sociedade e saúde pública. Nesse sentido, o Brasil ainda figura entre os países que precisam tornar efetivas políticas e ações de saneamento, sobretudo na região Nordeste. Este trabalho teve por objetivo implantar um sistema de saneamento de baixo custo, composto por fossa séptica e filtro anaeróbio em uma residência do Assentamento Frei Beda, Cajazeiras - PB. Para implantação do sistema foram seguidas normas técnicas da NBR 7229 e NBR13969. O assentamento está localizado na zona rural de Cajazeiras-PB, mostra-se como uma área imprescindível para a implantação de um sistema de saneamento de baixo custo, uma vez que a comunidade encontra-se afastada da cidade sede e não apresenta coleta de esgoto. Ao logo do desenvolvimento do trabalho ocorreram adaptações da proposta, contudo, o objetivo foi alcançado, tendo em vista que o sistema foi implantado e encontra-se em funcionamento. Ações como essas devem ser incentivadas, pois atuam de forma direta na resolução de problemas relacionados ao saneamento, prevenindo problemas de saúde pública e danos ambientais.

Palavras-chave


Qualidade ambiental. Engenharia ambiental. Comunidades locais.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p86-98

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 800

Total de downloads do artigo: 479