Estudo da etnobiologia e intervenções antrópicas da população ribeirinha na Barragem Cachoeira, Município de Aurora -CE

Gastão Coelho de Aquino Filho

Sayro Rhuan Santos Luna

Dário Oliveira Neto

Resumo

O estudo da etnobiologia da Barragem Cachoeira localizada no município de Aurora–Ceará e das intervenções antrópicas da população ribeirinha visa investigar as relações culturais e socioambientais, como forma de proteção do bioma local, a partir do conceito de etnobiologia como sendo o estudo do conhecimento e das conceituações desenvolvidas por qualquer sociedade a respeito da biologia, enfatizando as categorias e conceitos cognitivos do grupo em estudo. Desse modo surge como fonte de estudo entender as relações do Bioma Caatinga com a população próxima da Barragem Cachoeira, estabelecendo o contato entre as classificações biológicas com as percepções, conceitos e classificações feitas por comunidades que, na maioria das vezes, apresentam concepções de vida e mundo diferentes das estabelecidas pelo saber científico. Essa pesquisa utiliza-se de conhecimentos etnobiológicos para observar e instruir na tentativa de promover a melhoria de vida, preservação ambiental e a sustentabilidade do bioma.

Palavras-chave


Bioma. Etnobiologia. Barragem Cachoeira.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p89-96

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 789

Total de downloads do artigo: 492