Elementos para o gerenciamento de resíduos no IFPB Campus Cajazeiras

Breno Francisco Pereira

Maria Vitória Lopes Santos

Geovany Ferreira Barrozo

Cléia Alves Quaresma

Abraão Romão Batista

Resumo

Os resíduos sólidos vêm se tornando um problema cada vez mais iminente na nossa sociedade. No Campus Cajazeiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em 2013 foram desenvolvidos três projetos de extensão que objetivaram formular um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Para tanto, realizamos um diagnóstico quantitativo (pesagens dos resíduos durante quatro meses) e qualitativo destes resíduos, através da aplicação de questionário de percepção ambiental, palestras, minicurso, gincana, campanha para descarte de pilhas e baterias em coletor instalado no campus, além de reuniões com a direção para mostrar a importância destas ações no campus. Os resultados deste estudo apontaram, através das pesagens, que o papel e plástico são os resíduos mais descartados, seguidos pelos metais. Quanto a percepção ambiental servidores e estudantes expressaram que sabem a importância de um gerenciamento destes resíduos mais que não veem ações diretas no campus para que isto aconteça, relataram ainda a necessidade de campanhas educativas e disposição de um maior número de coletores seletivos. A comunidade escolar carece de informações sobre o descarte correto dos resíduos sólidos, principalmente os perigosos. No tocante ao manejo interno dos resíduos verificamos que atende as necessidades atuais do campus.

Palavras-chave


Gestão Ambiental. Descarte de Lixo. Resíduos Sólidos.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p101-106

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2916

Total de downloads do artigo: 1423