Promoção do desenvolvimento sustentável escolar através da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p81-88Palavras-chave:
Escola sustentável. Coleta seletiva. Compostagem. Paisagismo.Resumo
Os problemas ambientais são recorrentes no nosso dia a dia, para isso, são necessárias medidas que possam mitigá-los. A educação ambiental vem como maneira de amenizar os impactos ao meio ambiente através da conscientização das pessoas com medidas socioambientais. O objetivo do projeto foi a conscientização da importância da educação ambiental na escola, com a missão de mobilizar toda comunidade estudantil, demonstrando através de ações, maneiras de diminuir as agressões ao meio ambiente. As atividades foram realizadas na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha, localizada no bairro do Jaguaribe, da cidade de João Pessoa. Foram realizadas palestras e oficinas para toda a comunidade escolar para abordar a importância do cuidado com o meio ambiente. Além de proporcionar a consciência ambiental e uma sensibilização maior com a natureza, o projeto também teve como objetivo diminuir a problemática dos resíduos sólidos por meio da coleta seletiva, os resíduos secos foram doados aos catadores, e uma outra parte foi reutilizada na criação do jardim vertical. Quanto aos resíduos orgânicos, foram aplicados na compostagem para a produção de nutrientes para as plantas. Desta forma, auxiliando na construção de uma escola mais sustentável e pluralista capaz de trabalhar em conjunto, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida de todas as pessoas que compartilham daquele espaço.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.