Promoção do desenvolvimento sustentável escolar através da educação ambiental

Camila Costa da Nóbrega

Danilo Ravel Ribeiro

Jamylles Soares da Silva


Vivian Gabriela de Souza Miranda


Resumo

Os problemas ambientais são recorrentes no nosso dia a dia, para isso, são necessárias medidas que possam mitigá-los. A educação ambiental vem como maneira de amenizar os impactos ao meio ambiente através da conscientização das pessoas com medidas socioambientais. O objetivo do projeto foi a conscientização da importância da educação ambiental na escola, com a missão de mobilizar toda comunidade estudantil, demonstrando através de ações, maneiras de diminuir as agressões ao meio ambiente. As atividades foram realizadas na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha, localizada no bairro do Jaguaribe, da cidade de João Pessoa. Foram realizadas palestras e oficinas para toda a comunidade escolar para abordar a importância do cuidado com o meio ambiente. Além de proporcionar a consciência ambiental e uma sensibilização maior com a natureza, o projeto também teve como objetivo diminuir a problemática dos resíduos sólidos por meio da coleta seletiva, os resíduos secos foram doados aos catadores, e uma outra parte foi reutilizada na criação do jardim vertical. Quanto aos resíduos orgânicos, foram aplicados na compostagem para a produção de nutrientes para as plantas. Desta forma, auxiliando na construção de uma escola mais sustentável e pluralista capaz de trabalhar em conjunto, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida de todas as pessoas que compartilham daquele espaço.

Palavras-chave


Escola sustentável. Coleta seletiva. Compostagem. Paisagismo.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p81-88

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 914

Total de downloads do artigo: 596