Construindo estratégias para o funcionamento a longo prazo do conselho consultivo da Rebio Guaribas

Elayne Cristina e Silva França

Mirella Leôncio Motta e Costa

Resumo

 O presente trabalho buscou propor estratégias de ação para o funcionamento a longo prazo do Conselho Consultivo da Reserva Biológica Guaribas (REBIO Guaribas), utilizando o método da análise da cadeia causal para identificar as causas técnicas, gerenciais, políticas e culturais do seu não funcionamento. Realizou-se análises bibliográficas e documentais da REBIO Guaribas, seus decretos, planos de manejo e as atas das reuniões do Conselho Consultivo. Foi elaborada uma linha do tempo da gestão e um questionário que foi enviado aos endereços eletrônicos dos membros. Apenas um membro respondeu ao questionário o que impossibilitou a elaboração da cadeia causal. Detectou-se problemas nas atas de reuniões devido à desatualização dos contatos dos membros o que dificultou a comunicação com os mesmos. Considera-se também como causas para a ausência de respostas aos questionários a escassez e fragilidade das políticas ambientais, falta de conhecimento da sociedade da importância dos Conselhos, e desmotivação dos técnicos do órgão gestor da Unidade de Conservação. Apesar de não ter sido realizada a análise da cadeia causal foi possível elencar algumas ações para auxiliar na reestruturação do Conselho Consultivo como melhorias na comunicação, reuniões periódicas, parcerias e sensibilização dos membros e da sociedade sobre a importância das Unidades de Conservação.

 

Palavras-chave: Unidades de Conservação. Conselho Consultivo. Cadeia Causal.

Palavras-chave


Unidades de Conservação. Conselho Consultivo.Cadeia Causal.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p71-80

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 455

Total de downloads do artigo: 306