Desenvolvimento de Projeto de Extensão sobre Oficinas de Orientação Vocacional com alunos de uma Escola Estadual

Camila Paulino Marques

Ícaro Arcênio de Alencar Rodrigues


Myriam de Oliveira Melo Mendes


Gerilany Bandeira da Costa

Patrícia Gomes Galdino Araújo

José Lucas Rodrigues Pereira

Eduardo Santos Ferreira

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados do Projeto de Extensão “A Orientação Vocacional como processo de formação humana do jovem estudante”, aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura do IFPB. O projeto objetivou contribuir com a formação cidadã de discentes cursistas das turmas de terceiros anos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Oliveira, situada no entorno do IFPB - Câmpus Campina Grande. O desenvolvimento deste se deu através de sete oficinas temáticas que buscaram promover o autoconhecimento, o conhecimento sobre as profissões, empreendedorismo, organização do tempo e no processo de decisão. De acordo com os estudantes, o projeto foi positivo já que esclareceu muitas dúvidas, diminuiu a angústia da escolha, reforçando a segurança das decisões. Sugere-se que este projeto possa abranger outras instituições de ensino.

Palavras-chave


Orientação vocacional. Adolescência; Autoconhecimento; Escolha profissional


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p15-22

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 936

Total de downloads do artigo: 1363