Ações de sustentabilidade do IFPB – Campus Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba

Margarida Maria Araujo

Jangla Sousa Costa

Tamires Felix Pereira

Rosângela Alves Feitosa

João Cláudio Araujo Castro

Sérgio Luís Bezerra Bandeira

Resumo

O principal objetivo deste Programa foi a implementação de Ações de Sustentabilidade no Alto Sertão da Paraíba, promovidas pelo IFPB - Campus Cajazeiras, para desenvolver experiências e conhecimentos com os alunos do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Meio Ambiente, na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA, sobre a prática de produção sustentável para a segurança alimentar. O foco foi a disseminação de atitudes de comprometimento com um futuro ambientalmente melhor, além de servir como ferramenta de ação interdisciplinar para os professores. O Programa foi composto por três Projetos: Feira Agroecológica; Horticultura Orgânica e Educação Ambiental e Sustentabilidade. As Ações foram realizadas por meio da feira agroecológica dos assentamentos orientados pela Comissão Pastoral da Terra - CPT, semanalmente em Cajazeiras; aulas teóricas, vídeos explicativos, oficinas, aulas de campo e cultivo de canteiros com a implantação de uma horta orgânica, quando a posteriori foi realizada Educação Ambiental com as comunidades. O projeto foi desenvolvido de julho a novembro de 2017. Foi formado um banco de dados para pesquisas futuras, e vários documentos com fotos foram produzidos em todas as etapas. Observou-se cooperação entre os estudantes na socialização das informações coletadas e disseminação dessas ações sustentáveis para a população.

Palavras-chave


Meio Ambiente. Sustentabilidade. Agroecologia.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p64-70

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 977

Total de downloads do artigo: 700