Modelando papéis na pastoral do menor
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p17-24Palavras-chave:
Pastoral do Menor. Crianças e Adolescentes. Criatividade. Recreação.Resumo
Este trabalho relata as experiências vivenciadas em um projeto de extensão que teve como objetivo aplicar oficinas de origami para crianças e adolescentes atendidos na Pastoral do Menor do município de Cajazeiras-PB, buscando desenvolver atividades que estimulem a criatividade. Além disso, o projeto estabeleceu uma relação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e a comunidade atendida. Os conteúdos das oficinas foram definidos por meio de pesquisa em bibliografia, em vídeos e em trabalhos práticos. Com a pesquisa e a definição dos modelos de origami a serem elaborados nas oficinas, testamos os tipos de papel para cada modelagem e transferimos a experiência às crianças e adolescentes. As oficinas foram expositivas e os participantes realizaram atividades individuais na confecção de embalagens, peças decorativas e cartões. Dessa maneira, o projeto realizou uma ação de ensino, pesquisa e extensão, pesquisando a arte da modelagem em papéis como instrumento para a atividade de extensão. Os resultados revelam que o origami vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do público-alvo e dos extensionistas, à medida que proporciona, de forma incentivadora, o desenvolvimento do potencial criativo na elaboração de objetos utilitários.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.