Compostagem no Condomínio Alphaville em João Pessoa/PB: tratamento para os resíduos sólidos orgânicos

Valéria Camboim Góes

Pedro Paulo Sampaio de Lacerda

Cristine Helena Limeira Pimentel

Claudiana Maria da Silva Leal

Breno Kleber Araújo Lopes

Maria Eduarda da Silva Cardoso

Lucas de Brito Soares

Maria Virginia Oliveira Silva

Resumo

Os resíduos sólidos orgânicos representam, em média, 50% dos resíduos sólidos urbanos gerados em domicílios brasileiros (MMA, 2017). A compostagem é uma forma simples de tratar esses resíduos orgânicos, evitando que os mesmos sejam misturados aos resíduos secos e precisem ser destinados ao aterro sanitário. O Condomínio Alphaville João Pessoa Fazenda Boi Só localizado em João Pessoa/PB, além dos resíduos orgânicos gerados nos domicílios, tem um grande volume descartado de aparas de madeira, palhas, folhas e podas da grama, necessitando de destinação e tratamento. A construção das baias de compostagem, o treinamento dos funcionários e a educação ambiental com os moradores do condomínio tiveram o acompanhamento e parceria dos pesquisadores e discentes do IFPB Cabedelo. Essas ações foram viabilizadas pelo projeto aprovado no Edital IFPB/PROBEXC-Projeto 001/2018 e permitiram dispor de uma solução eficiente para tratar o grande volume de resíduos orgânicos gerados, bem como permitiu produzir um composto orgânico (adubo) utilizado na jardinagem das áreas verdes do próprio condomínio.

Palavras-chave


Resíduos Sólidos Orgânicos. Compostagem. Adubo. Educação Ambiental.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p74-82

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 873

Total de downloads do artigo: 1428