Compostagem no Condomínio Alphaville em João Pessoa/PB: tratamento para os resíduos sólidos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p74-82Palavras-chave:
Resíduos Sólidos Orgânicos. Compostagem. Adubo. Educação Ambiental.Resumo
Os resíduos sólidos orgânicos representam, em média, 50% dos resíduos sólidos urbanos gerados em domicílios brasileiros (MMA, 2017). A compostagem é uma forma simples de tratar esses resíduos orgânicos, evitando que os mesmos sejam misturados aos resíduos secos e precisem ser destinados ao aterro sanitário. O Condomínio Alphaville João Pessoa Fazenda Boi Só localizado em João Pessoa/PB, além dos resíduos orgânicos gerados nos domicílios, tem um grande volume descartado de aparas de madeira, palhas, folhas e podas da grama, necessitando de destinação e tratamento. A construção das baias de compostagem, o treinamento dos funcionários e a educação ambiental com os moradores do condomínio tiveram o acompanhamento e parceria dos pesquisadores e discentes do IFPB Cabedelo. Essas ações foram viabilizadas pelo projeto aprovado no Edital IFPB/PROBEXC-Projeto 001/2018 e permitiram dispor de uma solução eficiente para tratar o grande volume de resíduos orgânicos gerados, bem como permitiu produzir um composto orgânico (adubo) utilizado na jardinagem das áreas verdes do próprio condomínio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.