Relato sobre o projeto de apoio e acompanhamento à implantação da coleta seletiva no Bairro de Intermares, Cabedelo – PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692013v1n1p123-132Palavras-chave:
Ambiente. Coleta Seletiva. Catadores. Cabedelo.Resumo
O artigo realiza um relato crítico sobre o desenvolvimento do projeto de extensão “Apoio e Acompanhamento à Implantação da Coleta Seletiva no Bairro de Intermares”, no município de Cabedelo, Paraíba, efetivado a partir de julho de 2011. O projeto, ainda em execução, está sendo desenvolvido por professores e estudantes do Curso de Meio Ambiente do IFPB - Campus Cabedelo em parceria com a Associação de Catadores de Reciclagem de Cabedelo (ACARE), o Centro de Auto Conhecimento e Meio Ambiente (AMA), a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMCB) e a São Braz Indústria e Comércio de Alimentos. Possui como objetivo geral desenvolver atividades de apoio e acompanhamento à implantação da coleta seletiva no referido bairro. Sua execução foi dividida em: realização de atividades de informação e mobilização junto à comunidade do bairro; visitas residenciais para o cadastramento dos moradores (etapas já executadas) e; quantificação das informações e elaboração do banco de dados da coleta seletiva local (em fase de execução). O artigo apresenta de forma crítica as informações e resultados até aqui obtidos na execução do projeto, as dificuldades da implantação, a participação das entidades da sociedade civil e dos gestores públicos na implantação da coleta.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.