Assistência no desenvolvimento de protótipo para consultas paramétricas ao código de urbanismo de João Pessoa com suporte nas tecnologias BIM e GIS

Antonio Gonçalves de Farias Júnior

https://orcid.org/0000-0002-0529-5894

Caroline Munoz Cevada Jeronymo

Abraão Gomes Pereira Lima

Higor Linhares Damaceno

Antônio Ricart Jacinto de Oliveira Medeiros

Maria Vitória Mendes Batista

Francisco Thiago Moreira Cavalcanti

Alexsandra Bezerra da Rocha

Bruno Hermson Batista Ramalho

Marcello Benigno Borges de Barros Filho

Wilma Fernandes Pinheiro

Resumo

Relata resultado de um projeto que teve como objetivo prestar serviço de assessoria técnica ao Laboratório de modelagem e prototipagem - LM+P/UFPB no processo de desenvolvimento do protótipo para consulta automática aos índices urbanísticos contido no documento intitulado “Código de urbanismo e obras” com suporte das tecnologias Building Information Modelling (BIM), além de métodos e técnicas de uso do Sistema de Informação Geográfica (GIS) para a criação e disponibilização de um banco de dados georreferenciado em ambiente web dos mapas de zoneamento urbano da cidade. Foram realizadas consultas a mapas e plantas cadastrais (impressas e digitais), produção de arquivos no formato shapefile das faces e logradouros, limite municipal, tabulação de dados numéricos dos índices urbanísticos descritos ao longo dos documentos normativos e estruturação de dados para emissão de relatórios das consultas automáticas. A o desenvolvimento do banco de dados a ser interpretado pela tecnologia BIM já nas primeiras etapas de desenvolvimento apresentou avanços para a tomada de decisões mais consistentes e em menor tempo e custo de produção. Além disso, a implantação e uso dessa tecnologia pode popularizar informações ao cidadão de João Pessoa/PB que nem sempre tem o domínio da linguagem técnica das legislações.

Palavras-chave


Building Information Modelling (BIM). Sistema de Informação Geográfica (GIS). Projeto de Extensão


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p110-117

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 151

Total de downloads do artigo: 178