Xadrez escolar: uma ferramenta de ressocialização de detentos

Amílcar Célio França Pessoa

ORCID iD

Resumo

O projeto em questão teve como objetivo promover a prática do Xadrez na Cadeia Pública, em Princesa Isabel-PB, proporcionando aos detentos momentos de lazer e maior desenvolvimento intelectual, sendo uma ferramenta de ressocialização dos mesmos, situação tão rara no nosso país. Apenas 22% dos presos no sistema penitenciário brasileiro exercem algum tipo de atividade de trabalho, interna ou externa aos presídios, segundo o Departamento Penitenciário Nacional. A duração do projeto foi de sete meses, onde os detentos tiveram, semanalmente, aulas de xadrez utilizando tabuleiros de papelão, peças de silicone e mural magnético.. A cada semana, os detentos recebiam material didático referente à aula dada, com atividades que estimulavam o raciocínio lógico, a paciência, a disciplina, a previsão de resultados e o cálculo matemático. Durante as aulas, também foram trabalhados valores como ética, dignidade e respeito ao próximo.  Durante o projeto, foram realizadas avaliações teórico-práticas, para verificar o progresso dos detentos no jogo de xadrez, o que pôde ser atestado pelo próprio diretor da cadeia e por eles mesmos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, considerando que a grande maioria nunca tinha tido contado com o jogo de xadrez.

Palavras-chave


Jogo de xadrez. Tratamento penal. Ressocialização de detentos. Xadrez Escolar.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p35-40

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