Sustentabilidade em ação: gestão dos resíduos orgânicos pela compostagem

Pedro Paulo Sampaio de Lacerda

Maria de Fátima Alves Figueiredo de Lacerda

Luciana Trigueiro de Andrade

Resumo

O projeto de extensão SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: GESTÃO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS PELA COMPOSTAGEM buscou promover a Educação Ambiental – E.A. de forma interativa com a comunidade na conservação, recuperação e melhoria da qualidade de vida dos moradores de Cabedelo, em especial da comunidade do Jardim Camboinha, onde está inserido o Campus Cabedelo, atendendo dessa forma, a legislação mais recente que trata da gestão dos resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos, a Lei 12.305/2010 em vigor, em especial, a reciclagem dos resíduos orgânicos como destinação final sustentável, a Compostagem. A metodologia utilizada será por meio de oficinas onde a comunidade receberá informações sobre a prática da reciclagem dos resíduos orgânicos (compostagem) e o cultivo de plantas com o adubo orgânico resultado da compostagem. Para isso, foi utilizado o Ecoponto piloto de educação aulas práticas de educação ambiental para a Gestão de Resíduos Orgânicos situado no IFPB, Campus Cabedelo que contemplou a comunidade externa, sendo as aulas iniciadas pelas informações quanto a Gestão de resíduos orgânicos e Compostagem para produção adubo orgânico. Este projeto beneficiou de forma direta 225 participantes, pessoas da comunidade do Jardim Camboinha. A participação da comunidade foi efetiva e a atividade foi disseminada para os participantes das oficinas.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Resíduos Orgânicos. Comunidade.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p92-101

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1034

Total de downloads do artigo: 889