Eficiência energética no IFPB – Campus Cajazeiras: um estudo do sistema luminotécnico

Eritania Fernandes Cruz

Leonardo Lira Silveira

Nádia Camila Sousa Freitas

José Kleber Costa Oliveira

Resumo

As grandes preocupações no mundo atual estão relacionadas principalmente com a questão da sustentabilidade, com o meio ambiente e com a busca por utilização de fontes renováveis de energia. Essa preocupação existe porque é fundamental para a qualidade de vida no presente e para as gerações futuras que sejam desenvolvidas alternativas capazes de otimizar o uso dos nossos recursos. Com o intuito de diminuir o consumo com energia elétrica no IFPB - Campus Cajazeiras, e tornar as instalações mais eficientes, foram realizados estudos luminotécnico, com base nos Programas de Eficiência Energética – PEE’s e seguindo critérios estabelecidos por Normas Técnicas Brasileiras – NBR’s, onde foi analisado o nível de iluminação médio, natural e artificial nos ambiente e redimensionado fazendo uso de uma iluminação adequada para cada ambiente, entre eles salas de aula e laboratórios, apresentando resultados satisfatórios. Esse estudo foi realizado objetivando a eficiência energética focada na redução de gastos, com a troca de equipamentos como as lâmpadas e luminárias, divisão do circuito de iluminação dos ambientes em dois circuitos, eliminação de desperdício de energia elétrica, mantendo o bem estar e segurança dos ocupantes.

Palavras-chave


Sustentabilidade. Economia. Racionalização. Qualidade de vida.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692013v1n1p112-122

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2217

Total de downloads do artigo: 1139