Eficiência energética no IFPB – Campus Cajazeiras: um estudo do sistema luminotécnico
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692013v1n1p112-122Palavras-chave:
Sustentabilidade. Economia. Racionalização. Qualidade de vida.Resumo
As grandes preocupações no mundo atual estão relacionadas principalmente com a questão da sustentabilidade, com o meio ambiente e com a busca por utilização de fontes renováveis de energia. Essa preocupação existe porque é fundamental para a qualidade de vida no presente e para as gerações futuras que sejam desenvolvidas alternativas capazes de otimizar o uso dos nossos recursos. Com o intuito de diminuir o consumo com energia elétrica no IFPB - Campus Cajazeiras, e tornar as instalações mais eficientes, foram realizados estudos luminotécnico, com base nos Programas de Eficiência Energética – PEE’s e seguindo critérios estabelecidos por Normas Técnicas Brasileiras – NBR’s, onde foi analisado o nível de iluminação médio, natural e artificial nos ambiente e redimensionado fazendo uso de uma iluminação adequada para cada ambiente, entre eles salas de aula e laboratórios, apresentando resultados satisfatórios. Esse estudo foi realizado objetivando a eficiência energética focada na redução de gastos, com a troca de equipamentos como as lâmpadas e luminárias, divisão do circuito de iluminação dos ambientes em dois circuitos, eliminação de desperdício de energia elétrica, mantendo o bem estar e segurança dos ocupantes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.