Abordagens e práticas pedagógicas no ensino em/da dança: por uma pedagogia da dança para professores
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p98-106Palavras-chave:
Dança. Práticas Pedagógicas. Docentes em formação.Resumo
O presente artigo investigou abordagens e práticas pedagógicas em/da dança vivenciadas no primeiro semestre de 2018. A partir dos estudos da disciplina de Práticas Educativas I - Fundamentos do Ensino da Dança, do curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), realizou-se ação extensionista na ONG Fernando do Ó, no bairro São José, em Santa Maria (RS), tendo como público alvo crianças de seis a oito anos. A ênfase das aulas pautou-se em repensar os modos de ensinar e aprender dança, sob o viés das pedagogias crítica, feminista e da dança criativa, priorizando a formação do sujeito e dos futuros professores(as) a partir de um processo dialógico e reflexivo sobre o fazer docente. Ao final do trabalho realizado na ONG Fernando do Ó, destacamos as descobertas do fazer docente, como a compreensão, na prática, da dinamicidade do planejamento, do espaço temporal como fator determinante de compreensão dos(as) alunos(as) e da necessidade de se pensar outras formas de ensinar e aprender dança; bem como das aprendizagens que promoveram práticas/pensamentos em dança para crianças relacionadas às abordagens pedagógicas realizadas, inclusive relativas ao pensamento a respeito do que seja dança.Downloads
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