Perfil socioeconômico do programa mulheres mil IFPB - Campus Monteiro: expressão da questão social

Ana Paula Andrade Rocha Arnaud

Fabiana Pereira Sousa

Resumo

Este artigo resulta da experiência desenvolvida no IFPB campus Monteiro durante a execução do Programa Mulheres Mil no primeiro semestre de 2012. Programa este que tem como objetivo promover até 2012 a qualificação profissional de 100 mulheres residentes na Vila Santa Maria, bairro do município de Monteiro, na Paraíba, de acordo com as necessidades educacionais da comunidade e a vocação econômica da região, estruturando-se, para tanto, em três eixos: educação, cidadania e desenvolvimento. Para registro de dados, foi desenvolvido um formulário específico com vistas a registrar informações relativas às condições objetivas de vida das mulheres e seus familiares. O objetivo deste artigo é apresentar o perfil socioeconômico dessas famílias, como vivem e se organizam no bairro. Os dados apresentados decorrem da análise do levantamento realizado com as mulheres regularmente matriculadas ao término do processo seletivo. Optou-se por apresentar os resultados em forma de tabelas, o que possibilita uma melhor compreensão dos dados. Após análises, identificou-se que uma parcela significativa das famílias sobrevive do emprego informal; vivem em condição de vulnerabilidade social e recorrem aos programas de transferência de renda como forma de subsistir e manter suas necessidades básicas.

Palavras-chave


Mulheres. Família. Vulnerabilidade Social. Programa Mulheres Mil.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692013v1n1p102-110

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2662

Total de downloads do artigo: 1445