Estudo de mobilidade eficiente de transporte urbano na cidade de Cajazeiras, PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p11-18Palavras-chave:
Mobilidade urbana, acessibilidade física-espacial, modais não-motorizados, Pólos Geradores de Viagens.Resumo
Relata resultado do projeto de extensão “Estudo de mobilidade urbana eficiente e transporte não-motorizado para Cajazeiras-PB”. O projeto teve como objetivo elaborar um diagnóstico local de mobilidade urbana na cidade de Cajazeira, PB a fim de contribuir na elaboração do plano municipal de mobilidade urbana local, a ser elaborado em conjunto com os parceiros sociais, com foco no deslocamento por modais não-motorizados, caracterizados por pedestres e ciclista. Procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica; Pesquisa documental; Pesquisa de campo por meio de contagem de fluxos e análise de calçadas pela Técnica Safári Urbano. Concluiu-se que a cidade apresenta visível e crescente aumento do uso de automóveis particulares como opção de locomoção elegida por grande parte dos frequentadores do lugar e um consequente esgotamento das estruturas viárias existentes, necessitando também de manutenção local. Por outro lado, ressalta-se que o transporte coletivo público municipal apresenta-se como ínfimo e existem poucas normalizações com foco no transporte não-motorizado, caracterizado por pedestres e ciclistas, incluindo equipamentos e sinalização, além de ausentes medidas de moderação de velocidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.