Os aspectos da violência na mídia televisiva

Heranir Fernandes Oliveira

Resumo

Este artigo pretende discutir a forma como as emissoras de televisão da cidade de João Pessoa, na Paraíba, vêm mostrando aspectos ligados à violência urbana e rural dentro da programação jornalística. O presente trabalho mostra uma análise dos telejornais levados ao ar por cinco emissoras de televisão que operam em canais abertos na cidade. O comportamento em cena de alguns apresentadores, tidos como fenômenos televisivos, também foi avaliado. Na guerra pela audiência, alguns programas investem no sensacionalismo e em estratégias que vão de encontro à ética profissional. Tal comportamento já chamou a atenção do Ministério Público que demonstra interesse em combater os excessos.

Palavras-chave


Violência. Televisão. Ética. Jornalismo.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692013v1n1p55-66

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1921

Total de downloads do artigo: 897