Aplicações de tecnologias educativas para desenvolvimento de estudantes do ensino infantil

Israel Aires Costa Leal

Patrícia Vanessa Alcântara Pereira

Ana Celia de Assis

Claudeci Ribeiro da Silva Araújo

Ednaldo Araújo dos Santos

Cícero de Sousa Meira

Resumo

Apresenta resultado de um projeto desenvolvido com crianças da Creche Municipal Marialdo Castelo Branco Melo, que teve como objetivo a criação de um aplicativo computacionais para avaliar o desenvolvimento e capacidade de aprendizagem e motora de estudantes do ensino infantil. Para desenvolvimento do aplicativo foi escolhida a ferramenta AppInventor da Massachusetts Institute of Technology (MIT) por ser uma ferramenta de simples abordagem e com objetivos educacionais. A construção do aplicativo foi baseada em testes de avaliações tradicionais que as professoras da creche já utilizavam para medir o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, com questões de identificação de letras, formas geométricas e figuras. A avaliação final, mostrou o aplicativo como ferramenta de avaliação educacional onde as crianças aprendem brincando. Também, foi apresentado para os professores os pontos que eles podem ajustar os conteúdos ou trabalhar individualmente cada criança, utilizando-se dessa tecnologia.

Palavras-chave


Tecnologias educativas. Desenvolvimento de aplicativo. Ensino infantil


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p52-61

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1563

Total de downloads do artigo: 1051