Aplicações de tecnologias educativas para desenvolvimento de estudantes do ensino infantil
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p52-61Palavras-chave:
Tecnologias educativas. Desenvolvimento de aplicativo. Ensino infantilResumo
Apresenta resultado de um projeto desenvolvido com crianças da Creche Municipal Marialdo Castelo Branco Melo, que teve como objetivo a criação de um aplicativo computacionais para avaliar o desenvolvimento e capacidade de aprendizagem e motora de estudantes do ensino infantil. Para desenvolvimento do aplicativo foi escolhida a ferramenta AppInventor da Massachusetts Institute of Technology (MIT) por ser uma ferramenta de simples abordagem e com objetivos educacionais. A construção do aplicativo foi baseada em testes de avaliações tradicionais que as professoras da creche já utilizavam para medir o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, com questões de identificação de letras, formas geométricas e figuras. A avaliação final, mostrou o aplicativo como ferramenta de avaliação educacional onde as crianças aprendem brincando. Também, foi apresentado para os professores os pontos que eles podem ajustar os conteúdos ou trabalhar individualmente cada criança, utilizando-se dessa tecnologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.