Incentivo a práticas de saúde e segurança do trabalho: contribuição para a qualidade de vida de operários da construção civil
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p68-73Palavras-chave:
Saúde. Segurança do trabalho. Construção civil.Resumo
Este trabalho de extensão se propôs a evidenciar os riscos em canteiros de obras na cidade de Cajazeiras na Paraíba e promover noções sobre saúde e segurança do trabalho para operários da construção civil, contribuindo assim para a qualidade de vida neste ambiente de trabalho. No decorrer das atividades foram realizadas visitas em canteiros de obras, realização de palestras acerca dos problemas específicos deste tipo de ambiente de trabalho e distribuição de uma cartilha elaborada durante a execução do projeto, na qual contém noções de saúde e segurança no trabalho com base nas Normas Regulamentadoras (NR’s). Foram detectados alguns problemas nos locais visitados, tais como: periferias abertas, risco de queda em poço de elevador, e de queda de materiais, escada sem apoio adequado, andaime sem travamento adequado e fechamento de suas extremidades; além de evidenciar o descaso na utilização de EPI’s. Entendendo que a conscientização dos trabalhadores é fundamental para redução do índice de acidentes na construção civil, consideramos que o desenvolvimento do projeto trouxe grandes benefícios, tendo em vista, que a disseminação de informações dadas nos canteiros de obras, contribuíram para que os trabalhadores reconhecessem as suas responsabilidades no que concerne à adoção de boas práticas de segurança no trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.