Programa de ações direcionadas para saúde de trabalhadores a partir de ambientes saudáveis em canteiros de obras
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p44-51Palavras-chave:
Segurança do TrabalhoResumo
Este artigo relata a experiência vivida em um projeto de extensão que teve como objetivo identificar o uso das normas reguladora de segurança do trabalho nos canteiros de obras, no município de Cajazeiras-PB, e também, como se dá a gestão dos resíduos sólidos gerados nessas obras. Foram realizados levantamentos de dados através questionários, os quais foram aplicados com trabalhadores da construção civil. Após a coleta dos dados de campo, foi possível fazer a tabulação dos resultados e a devida inferência, da relação entre as recomendações previstas nas normas brasileiras e como as mesmas são aplicadas nos canteiros de obras, no município de Cajazeiras-PB; paralelamente, e no mesmo período, foram confeccionados os mapas de risco dessas obras, com o auxílio das observações empíricas dos operários. Os resultados obtidos serão disponibilizados aos órgãos públicos, parceiros e construtoras com intuito de impactar e melhorar a execução das obras nesse município, que as mesmas passem a cumprir as normas legais e o gerenciamento dos resíduos gerados nas mesmas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.