Tecnologias Sociais e espaços de participação em Princesa Isabel/PB: relato de experiência do Núcleo de Extensão CACTUS

Thais de Freitas Morais

Artur Moises Gonçalves Lourenço

Rinaldo Rodopiano da Silva

Vinícius Cândido de Góis

Resumo

Esse artigo tem como objetivo relatar como se deu o desenvolvimento de um projeto de extensão realizado no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Princesa Isabel ao longo do ano de 2017. O projeto se refere a um desdobramento das ações de extensão iniciadas em 2016 junto às associações de moradores do município de Princesa Isabel que tinham como foco o fortalecimento de lideranças locais. Tendo em vista que muitas associações ainda não possuem sede própria para desenvolver suas atividades, os próprios presidentes das associações levantaram a possibilidade do IFPB desenvolver o projeto de uma sede modelo para abrigar as atividades comunitárias. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais - CACTUS, onde a presença de uma equipe multidisciplinar permitiu que, não somente o projeto arquitetônico fosse elaborado, mas também a disseminação de tecnologias sociais nas comunidades através de oficinas sobre sistemas de reuso de água cinzas e instalações elétricas. Ao final do projeto foram realizadas 6 oficinas que atenderam a um total de 13 comunidade e 44 participantes, além da entrega do projeto arquitetônico.

Palavras-chave


Tecnologias Sociais. Projeto arquitetônico. CACTUS


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p90-98

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1100

Total de downloads do artigo: 802