Ampliando competências profissionais através de um projeto de extensão: relato de uma experiência do IFPB

Maria de Fátima Silva Oliveira

Lídia Cunha Soares

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de desenvolvimento de competências profissionais através da realização de um projeto de extensão desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para uma comunidade cristã localizada no bairro bancários de João Pessoa. O projeto, desenvolvido por um período de um ano, teve como objetivo geral aprimorar o perfil profissional da população atendida. Os objetivos específicos incluíram desde o levantamento das necessidades de capacitação específica, até a avaliação dos resultados dessa capacitação. O método incluiu pesquisas de interesse e necessidades, atividades de planejamento, divulgação e realização de atividades de capacitação, assim como avaliação sistemática e uma pesquisa aplicada aos participantes para levantamento dos resultados obtidos.  Tais resultados comprovam que o uso da extensão pelo IFPB, como instrumento de desenvolvimento de competências e aprimoramento profissional, garante mais uma via de acesso a seu processo de educação para o trabalho, assegurando a inclusão de grupos antes jamais atendidos. Também comprovam que os indivíduos atendidos pelo projeto ampliaram suas percepções de mercado de trabalho, rede de relacionamentos, e autocritica dentre outros aspectos que comprovam o crescimento do perfil profissional destes indivíduos.

Palavras-chave


Educação. Trabalho. Extensão.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692013v1n1p17-25

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2705

Total de downloads do artigo: 2089