Inglês para o ENEM: relato de experiência de um projeto de extensão no IFPB Campus Guarabira

Autores

  • Cláudia Regina Ponciano Fernandes
  • Ana Carolina Brito de Oliveira
  • Ítallo de Sousa Silva
  • Lays Silva Farias
  • Layse Pereira da Costa

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p36-42

Palavras-chave:

Língua inglesa. Leitura. ENEM.

Resumo

A prática de leitura em língua inglesa é uma ferramenta importante, essencial para auxiliar os estudantes durante a realização de prova e ou exames, como por exemplo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O presente texto relata a experiência de um projeto de extensão voltado para o ensino de inglês destinado aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Guarabira, e de outras instituições públicas do município, com foco no ENEM, tendo como objetivo auxiliar esses estudantes no que se refere a compreensão e interpretação de textos em inglês a partir da prática de leituras e resolução de questões, com base nas provas do ENEM, dos anos anteriores. O projeto foi organizado em etapas de planejamento, execução e avaliação, com duração de sete meses.  Os três primeiros foram destinados à pesquisa e leitura de textos, elaboração de questões e planejamento para um curso de extensão. Os três meses seguintes voltaram-se para a realização de um curso de 30 horas e o último mês para avaliação do projeto.  Através de dados fornecidos pelos participantes, obtidos antes e no final do projeto, observou-se que no ENEM 2017 houve um aumento no número de acertos por partes dos participantes do curso quando comparado ao ENEM 2016, demonstrando a relevância do projeto e de sua continuação.

 

Biografia do Autor

Cláudia Regina Ponciano Fernandes

.

Ana Carolina Brito de Oliveira

 

Lays Silva Farias

Técnica em Edificações Integrado ao Ensino Médio, pelo Instituto Federal da Paraíba (Guarabira, Paraíba, Brasil).

Downloads

Publicado

2018-11-11

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA