Isogravando no Cariri Paraibano

Felipe Louise Pereira Ferreira

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar as experiências do Projeto de Extensão intitulado “Isogravando no Cariri Paraibano”, desenvolvido por servidores e discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Monteiro na região do Cariri Ocidental Paraibano. O objetivo do projeto foi contribuir para a utilização da isogravura como meio pedagógico lúdico, agradável e criativo de ensinar e aprender arte, disseminando através de oficinas a prática da isogravura nas escolas de Monteiro e região, bem como em espaços coletivos de vivência, incentivando a prática, a criatividade, a livre expressão e a utilização de meios de fácil aquisição e manuseio para produzir arte. A metodologia utilizada para o cumprimento desse objetivo foi a realização de oficinas, metodologia de trabalho que se baseia na formação coletiva. Participaram das oficinas pessoas com idade compreendida entre 5 e 90 anos. Como resultado, o projeto proporcionou a difusão da arte da isogravura entre o maior número de pessoas possível, ajudando na formação do conhecimento mútuo e individual, além de levar a produção de arte, a livre expressão e criação artística para fora da sala de aula, onde pessoas do povo podem valorizá-la e apropriar-se dela como instrumento de soma de vivências.

Palavras-chave


Artes. Isogravura. Cultura visual.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p135-145

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1065

Total de downloads do artigo: 1079