Implantação de biodigestores em contexto comunitário na zona rural do Município de Santa Rita

André Luiz Silva

Itálo Rosa Lima

 

Magdalena Duarte Costa

Resumo

Os resíduos da atividade agropecuária têm contribuído para o desencadeamento de problemas ambientais, marcadamente, em relação aos recursos hídricos. Com objetivo de diminuir esse problema no Município de Santa Rita, PB foi desenvolvido um Biodigestor, visando a geração de biogás e a redução da matéria orgânica poluente, transformando-a em um excelente fertilizante natural livre de contaminação chamado de biofertilizante. O Biodigestor escolhido para a construção foi do tipo indiano com selo de água, a inovação sofreu uma modificação da campânula, geralmente de ferro, por fibra de vidro e algumas adaptações no gasômetro, barateando os custos na fabricação do mesmo. O resultado alcançado foi a capacidade de reaplicação dessa tecnologia como meio para promover a inclusão socioprodutiva de diversas comunidades produtoras na zona rural do referido município e região metropolitana, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, visando a mobilização da sociedade em torno do tema com o objetivo de sugeri-lo como instrumento de inclusão e transformação social.

Palavras-chave


Biodigestor. Biofertilizante. Biogás. Tecnologia Social.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p97-105

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1488

Total de downloads do artigo: 1294