Alimentação saudável e reeducação alimentar na Escola Municipal “Irmã Iraídes” na Cidade de Sousa-Pb

Heloiza Carneiro Barreto

Maria Edileuza Leite de Andrade

Lane Maria de Oliveira Gadelha Souza

Francisca Bivania de Araujo Lins

Maria do Socorro Abrantes Fernandes

Laisa Rodrigues Pereira

Maria Wanessa de Oliveira Silva

Josefa Josydeth Santana Candida

Resumo

Este estudo teve como objetivos promover uma reeducação alimentar com o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma lúdica e educativa. A  A escola tem 104 alunos matriculados, sendo quatro turmas no turno da manhã com 86 alunos cursando Educação Infantil 1, 2 e 3 na faixa etária de 03 a 05 anos e 1º ano Fundamental I de 06 a 08 anos. No turno da tarde consta de 30 alunos no 2º e 3º do Fundamental I, na faixa etária de 07 a 11 anos.  As atividades foram desenvolvidas em etapas semanalmente na própria escola e no turno da tarde. Em comemoração ao dia 12 de outubro, foi realizada a VII Festa em homenagem ao dia da criança com brincadeiras e lanches saudáveis. De acordo com os resultados obtidos nesse estudo, em relação ao consumo de bolo de cascas de abacaxi a aceitabilidade foi de 98% enquanto que na salada de frutas, Milk Shake, e pão com ervas a aceitabilidade foi de 100%. Este resultado pode favorecer a inserção destes lanches no cardápio da merenda escolar. 

Palavras-chave


Alimentação saudável, educação, aproveitamento


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p54-63

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1994

Total de downloads do artigo: 5621