Modelagem digital no Ensino de Geografia

Érika Layany Gonçalves Andrade

Antonio Rondinelly da Silva Pinheiro

Ramon Farias Pereira Albuquerque

Wilma Fernandes Pinheiro

Rodrigo Bezerra Pessoa

Resumo

O presente trabalho apresenta uma experiência com uma turma do nono ano de uma escola estadual do município de Cajazeiras, localizado no sertão paraibano, distante 470 km, aproximadamente, de João Pessoa, capital do estado. A aplicação faz parte de um projeto de extensão que utilizou o software SketchUp como ferramenta metodológica no ensino de Geografia. Nosso objetivo foi explorar a Cartografia através desse modelador digital que possui vínculo com o Google Earth. No primeiro encontro os extensionistas apresentaram o projeto e alguns conceitos sobre escala, espaço urbano e acessibilidade. No segundo encontro, realizamos, com a turma, um trabalho planejado de campo para coleta de informações sobre o espaço urbano a ser representado. Em laboratório de informática, realizamos a modelagem de um quarteirão a partir das informações coletadas e dos dados obtidos por meio do Google Earth e do Google Maps. Por fim, promovemos uma discussão com os participantes sobre o espaço desenhado, com o intuito de estimular nos estudantes o senso crítico voltado para a percepção dos problemas existentes no espaço urbano que eles vivenciam e, consequentemente, foram apontadas propostas de soluções para melhorar os problemas identificados no trabalho de campo e na modelagem digital.

Palavras-chave


Geografia Escolar. Inclusão digital. Espaço Urbano.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p42-53

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1476

Total de downloads do artigo: 1446