Estudo do descarte dos resíduos domésticos e na zona rural de Pombal-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p26-35Palavras-chave:
Resíduos Sólidos. Resíduos Agrícolas. Coleta. Descarte.Resumo
Um dos principais problemas ambientais do Brasil é ineficiência do descarte adequado dos resíduos sólidos. Problema esse enfrentado não só nas áreas urbanas, mas, também na zona rural. Diante disso foi desenvolvido um projeto de extensão que teve como objetivo estudar o descarte dos resíduos domésticos e agrícolas em duas comunidades da zona rural de Pombal-PB, e servir como exemplo de melhorias no descarte dos resíduos, tanto nas comunidades envolvidas, como para a sociedade em geral, além de servir como base para outras pesquisas acadêmicas. Para esse trabalho foi feito um levantamento de literatura e legislação vigente do país sobre o tema e seguiu-se com um estudo de caso, de cunho qualitativo, onde se aplicou os conhecimentos adquiridos sobre a temática em duas comunidades rurais - Pinhões e Lages; no município de Pombal, PB, através de palestras. Ao término do projeto, pode-se perceber que foi atendido à expectativa de conscientizar os moradores desses sítios a dar destino correto aos resíduos sólidos provenientes de suas atividades domésticas e agrícolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.