Artes Marciais no IFPB

Samara Celestino dos Santos

Renato Breno Xavier de Oliveira

Matheus Moreira Luna

Cícero Tavares Cavalcanti

Raphael Henrique Falcão de Melo

Gertrudes Nunes de Melo

Resumo

O presente relato apresenta-se como resultado do Projeto de Extensão intitulado por “Tatame Legal: Educando através das artes marciais”, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras. Têm-se como objetivo principal, apresentar os resultados obtidos durante o projeto, o qual visava a inclusão à prática esportiva através das artes marciais, judô e karatê, oportunizando o aprendizado dos valores, conceitos filosóficos, história das artes marciais e suas técnicas. As aulas aconteciam quatro vezes por semana, com duração de 2 horas cada aula, sendo, as de Karatê nas segundas e quartas, e as de Judô nas terças e quintas. Já as demais atividades como gincanas, palestras informativas e exames de faixa aconteciam de acordo com cronograma, em momentos específicos. Dos 97 participantes, todos adquiriram conhecimento das artes marciais (Judô e Karatê), desde a filosofia até a troca de faixa, e também as diversas técnicas específicas de amortecimento de quedas, ataque, defesa e luta propriamente dita. Pode-se concluir que o projeto colaborou consideravelmente para a descoberta e inserção nas artes marciais no IFPB-Campus Cajazeiras, assim como, para toda comunidade circunvizinha. Além de proporcionar adesão e aderência favorecer a interação entre, esporte, educação e qualidade de vida.

Palavras-chave


Artes Marciais. Judô. Karatê.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p22-30

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1872

Total de downloads do artigo: 1485