Trabalho com pessoas com deficiência visual: transformar-se para transformar
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n11p60-69Palavras-chave:
Inclusão. Deficiência visual. Inclusão Social. Curso de Braille.Resumo
Este relato descreve as experiências vivenciadas durante a realização do projeto de extensão Trabalho com pessoas com deficiência visual: transformar-se para transformar”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Monteiro, no ano de 2016. O objetivo geral do projeto foi contribuir para o efetivo processo de inclusão das pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão), bem como para o acesso a recursos metodológicos por parte de profissionais da educação básica II e III. Para tanto, analisamos artigos baseados em experiências exitosas com tal público e, paralelamente, realizamos um curso básico de braile direcionado a pessoas com a especificidade enfocada, bem como a pessoas interessadas no assunto. Como principais resultados, conseguimos o envolvimento de estudantes e de profissionais de diferentes áreas nas discussões e no curso ofertado, além da produção de material disponibilizado na instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.