Formação da banda marcial do IFPB – CZ: uma prática de ensino coletivo de instrumento musical

Matheus Lopes Costa Nóbrega

Resumo

Essa banda foi formada a partir do pedido de um dos diretores para uma possível apresentação no dia do aniversário do Campus. Após esse pedido, foi realizada uma sondagem dos alunos que tinham interesse em participar da banda e assim, foram organizadas algumas aulas para que eles tivessem acesso aos instrumentos. Todas as aulas aconteceram de forma coletiva, buscando sempre a interação entre todos os componentes da banda e facilitar a aprendizagem do instrumento. Foi possível observar o interesse dos alunos pela aprendizagem do instrumento, comprometimento dos mesmos com a banda e a interação entre eles.

Palavras-chave


Banda de música. Música. Ensino de música. Ensino coletivo.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n11p108-114

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1600

Total de downloads do artigo: 2139