Experiências sonoro-criativas voltada a formação docentes

Alan Carlos Monteiro Júnior

Maryana Pereira da Silva

Beatriz Albuquerque Dantas

Mirele Santos Barbosa

Resumo

Este projeto visa elaborar vivência dialogada abordando a unidade corpo-voz-som centrada na formação docente e destacando conteúdos como cuidados, saúde e potencialidades metodológicas em ambiente de criação sonora. Percebe-se que diversos profissionais em especial os professores, utilizam a voz como principal objeto de trabalho, mas que possui uma certa carência de conhecimento sobre os cuidados vocais. A partir disso oferecemos no ano de 2017, 30 vivências dialogadas com 04 horas-aula com 30 participantes cada, voltadas a estudantes universitários dos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior de Campina Grande – PB e cidades circunvizinhas. Com o objetivo de abordar processos de construção de ambientes de aprendizagem sonoro-criativos aos participantes a partir de cuidados, higiene e potencialidades da unidade corpo-voz-som na produção de sentido, encarando-o como um dos elementos fundamentais na comunicação interpessoal. Nessa perspectiva, desejou-se oferecer uma experiência dialogada horizontal que instiguasse os participantes a mesclar conhecimentos técnicos da criação cênica sonoro-criativas trabalhados durante as vivências dialogadas, como parâmetros sonoros (timbre, altura, duração e intensidade), paisagem sonora e grammelot, a conhecimentos de suas áreas de formação. Almeja-se, dessa forma, um ambiente inter e transdisciplinar entre os diversos conhecimentos abordados no ensino básico.

Palavras-chave


Voz. Cordas vocais. Alteração vocal. Formação do professor


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n11p48-59

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1735

Total de downloads do artigo: 1333