Saberes socioeconomicos e socioambientais: fundamentos à implantação da Escola Sustentável “Divino Mestre” em Bayeux/PB

Iolivalda Lima Nascimento

Mariângela Lima Nascimento

Liz Gabrielle Nascimento Rodrigues

Mônica Izabel da Costa Silva

Viviane Cristina Cavalcante

Wallaf Beethoven Silva

Resumo

O referido estudo adquiriu ao longo das discussões multidisciplinares, a funcionalidade de norte às estratégias de implementação daquela que seria uma “nova ordem social, cultural e ambiental local” em vias do bem estar social.  O horizonte da proposta perpassa também o da educação em direitos humanos, aos quais integra o direito de viver em um ambiente seguro, limpo e saudável, tal como disposto na Constituição Federal brasileira. O estudo foi de caráter exploratório e teve como parâmetro de análise a metodologia quali-quantitativa, a partir de um universo de 30 entrevistados. Os primeiros resultados apontaram para as necessidades de educação ambiental; de educação profissional; de empreendedorismo e de organização popular. Concluída a primeira parte do trabalho socioeducacional, seguiremos com a educação popular, finalizando com a avaliação do impacto social auferido pelo projeto, na perspectiva da transformação da realidade social e ambiental da comunidade Rio do Meio.

Palavras-chave


Educação. Qualidade de Vida. Sustentabilidade. Transformação Social.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n11p81-93

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1696

Total de downloads do artigo: 1424