Tecnologias sociais e energias renováveis na agricultura familiar: experiências do NDTS/IFPB e parceiros

Francisco Fechine Borges

Flávio Melo de Luna

Resumo

O Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (NDTS/IFPB), em parceria como a Associação Laboratório Educacional de Tecnologias Sociais e Energias Renováveis (LETS) vem ampliando o leque de opções de tecnologias sociais para os agricultores familiares, incluindo a microgeração de energia renovável, a utilização de equipamentos elétricos e eletrônicos de baixo custo; por meio do desenvolvimento, experimentação e testes de campo com  os agricultores familiares; realizando capacitações e treinamentos nos assentamentos e comunidades rurais.  As oficinas – treinamentos e capacitações - realizadas nas instalações do IFPB, na Granja Escola LETS (no bairro do Geisel, em João Pessoa - PB) e nas Unidades Produtivas Familiares (UPF´s), dos assentamentos/comunidades, objetivam a inclusão dos agricultores familiares nesta área, de forma educativa, numa abordagem que considera o desenvolvimento sustentável. Observa-se que a sinergia entre educação formal e educação popular promove, além da socialização do conhecimento, o processo de valorização da autoestima e de melhoria da qualidade de vida no assentamento. Ressalte-se a relevância social da ação extensionista realizada pelo NDTS/IFPB e parceiros, ao apoiar um segmento historicamente discriminado e de suma importância para a sociedade brasileira, construindo o conhecimento na linha educação popular e tornando possível que assentados da reforma agrária construam e utilizem tecnologias sociais adequadas à sua realidade local.

Palavras-chave


Tecnologia sociai. Agricultura familiar. Segurança energética. Sustentabilidade.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p112-119

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1996

Total de downloads do artigo: 2455