Projeto de incentivo à reutilização de rejeitos minerais para a geração de renda para garimpeiros na Região do Seridó Oriental
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p98-111Palavras-chave:
Garimpo. Garimpeiro. Rejeitos Minerais.Resumo
Apresenta resultados de um projeto desenvolvido com garimpeiros da Região do Seridó Oriental com objetivo conscientizar e capacitar os garimpeiros para que estes tenham alternativas de melhorias no próprio garimpo. Para tal, foi realizado um mapeamento sistemático das atividades extrativista mineral do Município de Picuí, PB visando traçar um perfil destas áreas quanto à força de trabalho, situação legal, posse da terra entre outras informações de alta relevância. Simultaneamente, foram iniciados contatos para a firmação de parcerias para troca entre experiência e técnica. Tendo em vista, a realidade encontrada, foram realizadas palestras, que forneceram ao público alvo conhecimentos específicos sobre empreendedorismo apontando para a possibilidade de incremento da renda de tais trabalhadores através do incentivo ao reaproveitamento dos materiais que antes eram descartados, contribuindo assim, para a redução sistemática do impacto ambiental gerado pela atividade garimpeira. Deste modo, conclui-se que o projeto foi considerado altamente relevante é alcançou os objetivos traçados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.