Alimentos alternativos e variação no cardápio do Centro de Amparo à Velhice Jesus Maria José

Heloiza Carneiro Barreto

Maria de Fátima Soares Coelho

Miguel Wanderley de Andrade

Lane Maria de Oliveira Gadelha Souza

Francisca Robenia Silva Florêncio

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo, incluir alimentos alternativos no cardápio dos idosos do Centro de Amparo à Velhice Jesus, Maria, Jose como forma de agregar valor nutricional a alimentação servida a este público.   Os alimentos foram selecionados de acordo com o cardápio disponibilizado pelo setor de nutrição do Centro. Posteriormente, foram elaborados e ofertados uma vez por semana nas refeições do almoço e/ou jantar. Como instrumento de avaliação e coleta de dados, foi utilizados questionamentos orais aos idosos, durante e ao final do desenvolvimento do projeto. Observou-se que o tipo de alimentação que foge aos padrões convencionais, teve uma boa aceitabilidade por parte dos idosos e não causou nenhum problema gastrointestinal, mesmo muitas vezes os idosos repetindo a refeição demonstrando com isso, que é uma alimentação condizente com as fases da vida humana inclusive a terceira idade.

Palavras-chave


Alimentação. Idoso. Cardápio alternativo.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p88-97

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1640

Total de downloads do artigo: 1825