Dando sentido ao cuidar: suporte para cuidadores informais de idosos dependentes da Zona Sul de João Pessoa – PB

Maria Tereza de Souza Neves da Cunha

Dione Marques Figueiredo Guedes Pereira

Aline Soares de Lima

Iraneide Gomes da Silva

Maria Gorete Brito Ponce de Leon

Resumo

O presente projeto de extensão teve como objetivo geral proporcionar a cuidadores informais de idosos dependentes da zona sul de João Pessoa – PB, uma capacitação com relação a aspectos biopsicossociais que envolvem o cuidado, com o propósito de dar sentido ao cuidado exercido. O projeto teve o formato de um curso livre, sendo ofertado em parceria com o CRAS de Mangabeira. Após o mapeamento, foi feito o contato com os cuidadores em forma de entrevista, e posteriormente foi dado início ao curso de capacitação. O curso foi executado por professores, servidores e discentes do IFPB Campus Mangabeira. Foi oferecido    capacitação a 19 cuidadores informais de idosos dependentes. Após a finalização do projeto disseminou-se os resultados na comunidade dando ênfase a importância de serem realizados cursos de capacitação para cuidador informal de idoso dependente a fim de dar suporte a estas pessoas nesse momento tão delicado da vida de seu familiar dependente.

Palavras-chave


Idoso. Cuidador informal. Capacitação.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p67-77

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1591

Total de downloads do artigo: 1434