Sala de leitura: despertar virtual

Autores

  • Lourdes Sales Macedo
  • Maria de Fátima Dantas Carneiro Souto
  • Gicarla Maria Clemente Santos
  • Ridete Helena Cardoso Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692013v1n1p76-84

Palavras-chave:

Sala de Leitura. Educação. Tecnologia Digital. Projeto de Extensão

Resumo

Este artigo trata do Projeto Sala de Leitura: despertar virtual, que integra o Programa Educação Digital (PED) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O objetivo é relatar a experiência deste projeto que amplia as oportunidades de leitura e de acesso à internet. Texto construído a partir da vivência do cotidiano da Sala de Leitura, do estudo do referencial teórico e de entrevistas com usuários. Apresenta o Sala de Leitura: despertar virtual ? uma experiência de educação digital, um espaço aberto ao conhecimento que estimula o contato com o mundo virtual e com novos horizontes culturais ?, como um projeto destinado às comunidades em situação de vulnerabilidade econômica e social. Resultados: no período de funcionamento, em 2012, 2.398 (dois mil trezentos e noventa e oito) atendimentos foram registrados. Além disso, foi criado um perfil no Facebook e as crianças tiveram a oportunidade de desenhar, pintar e conhecer o acervo de histórias infantis. Finalmente, conclui que o Projeto Sala de Leitura: despertar virtual é uma iniciativa de relevo que subsidia o usuário com informações e conhecimentos que contribuem para a educação e valorização da cidadania.

Downloads

Publicado

2013-09-25

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA