Sala de leitura: despertar virtual
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692013v1n1p76-84Palavras-chave:
Sala de Leitura. Educação. Tecnologia Digital. Projeto de ExtensãoResumo
Este artigo trata do Projeto Sala de Leitura: despertar virtual, que integra o Programa Educação Digital (PED) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O objetivo é relatar a experiência deste projeto que amplia as oportunidades de leitura e de acesso à internet. Texto construído a partir da vivência do cotidiano da Sala de Leitura, do estudo do referencial teórico e de entrevistas com usuários. Apresenta o Sala de Leitura: despertar virtual ? uma experiência de educação digital, um espaço aberto ao conhecimento que estimula o contato com o mundo virtual e com novos horizontes culturais ?, como um projeto destinado às comunidades em situação de vulnerabilidade econômica e social. Resultados: no período de funcionamento, em 2012, 2.398 (dois mil trezentos e noventa e oito) atendimentos foram registrados. Além disso, foi criado um perfil no Facebook e as crianças tiveram a oportunidade de desenhar, pintar e conhecer o acervo de histórias infantis. Finalmente, conclui que o Projeto Sala de Leitura: despertar virtual é uma iniciativa de relevo que subsidia o usuário com informações e conhecimentos que contribuem para a educação e valorização da cidadania.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.