Clube de xadrez IFPB/Monteiro: um relato de experiência

Clécia Rodrigues Fernandes Ribeiro

Patrick Camilo Faustino da Silva

Lindberg Luiz da Silva Leandro

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão intitulado Clube de xadrez IFPB Monteiro, o qual promoveu oficinas, estudos e minicompetições com o objetivo de estimular o conhecimento e a prática desse jogo no ambiente escolar e na comunidade. O projeto foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Monteiro atendendo a comunidade escolar e a comunidade externa, com variação na quantidade de integrantes, tendo uma média de 6 (seis) pessoas por sessão. Os resultados se mostraram positivos, visto que, todos os envolvidos no processo conseguiram atingir os objetivos propostos inicialmente. Desta forma, evidenciou-se que o projeto estimulou o conhecimento e a prática do xadrez tanto para aqueles que estavam iniciando, como os que já tinham conhecimento, além disso, proporcionou a integração e a cooperação entre os participantes.

Palavras-chave


Jogo xadrez. Ensino. Educação.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p58-66

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1263

Total de downloads do artigo: 1596