IFMusic: ampliando o acesso a linguagem musical
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p50-57Palavras-chave:
Ensino de música. Linguagem musical. Ensino. Educação.Resumo
O presente texto trata de um relato de experiência de ensino, aprendizagem, vivência e experimentos com a linguagem musical por meio do desenvolvimento do projeto intitulado IFMusic: ampliando o acesso a linguagem musical. O projeto teve como propósito levar a música para o contexto escolar de instituições de ensino públicas da região do Brejo Paraibano situadas em áreas de risco social, por meio de apresentações do grupo musical do IFPB Campus Guarabira, IFMusic. Além de oferecer workshops de teclado, violão e canto para os alunos das escolas, ministrados pelos componentes da banda. Compreendendo que a música é uma linguagem artística muito presente no cotidiano, sendo um importante meio de comunicação e expressão existente em nossas vidas, há a necessidade de fazer parte do currículo e do contexto escolar. Trabalhar música no cotidiano escolar significa ampliar a variedade de linguagens e permitir a descoberta de novos caminhos de aprendizagem, é antes de tudo, trabalhar com a sensibilidade humana, de uma forma prazerosa e saudável para as crianças, adolescentes e jovens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.