IFMusic: ampliando o acesso a linguagem musical

Líbna Naftali Lucena Ferreira

Brasil

Resumo

O presente texto trata de um relato de experiência de ensino, aprendizagem, vivência e experimentos com a linguagem musical por meio do desenvolvimento do projeto intitulado IFMusic: ampliando o acesso a linguagem musical. O projeto teve como propósito levar a música para o contexto escolar de instituições de ensino públicas da região do Brejo Paraibano situadas em áreas de risco social, por meio de apresentações do grupo musical do IFPB  Campus Guarabira, IFMusic. Além de oferecer workshops de teclado, violão e canto para os alunos das escolas, ministrados pelos componentes da banda. Compreendendo que a música é uma linguagem artística muito presente no cotidiano, sendo um importante meio de comunicação e expressão existente em nossas vidas, há a necessidade de fazer parte do currículo e do contexto escolar. Trabalhar música no cotidiano escolar significa ampliar a variedade de linguagens e permitir a descoberta de novos caminhos de aprendizagem, é antes de tudo, trabalhar com a sensibilidade humana, de uma forma prazerosa e saudável para as crianças, adolescentes e jovens. 

Palavras-chave


Ensino de música. Linguagem musical. Ensino. Educação.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p50-57

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1858

Total de downloads do artigo: 1417