Sensibilização da Comunidade Cavalhada, Município de Flores - PE, sobre o uso racional dos recursos hídricos

Hernando Nunes da Silva

Everaldo Barbosa da Silva

Fernanda Carolina Monteiro Ismael

Adriana Oliveira Araújo

Francisco de Sales Oliveira Filho

Thâmara Martins Ismael de Sousa

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo promover ações voltadas para sensibilizar a população da Comunidade Cavalhada, Município de Flores - PE, a preservar as fontes de água disponíveis, assim como, a utilizar a água de forma racional e responsável. Para isso, a metodologia adotada consistiu, basicamente, na identificação das fontes hídricas e de suas deficiências e potencialidades, sendo estas etapas realizadas por meio de visitas técnicas á área de estudo e pela utilização de ferramentas de geoprocessamento, assim como, realizando-se palestras e fóruns de discussão com a população atendida. Após serem identificadas as deficiências, foram propostas medidas de mitigação para as mesmas. Como resultados, destaca-se que foram identificadas na comunidade estudada 67 fontes hídricas, onde as principais deficiências verificadas foram: o desmatamento da mata ciliar e a deposição de resíduos sólidos nas proximidades das fontes hídricas. Com relação às potencialidades, destaca-se a quantidade de dispositivos utilizados para armazenar água, a saber: 67, dando destaque para as cisternas. No que tange às medidas propostas, tendo em vista as deficiências identificadas, destaca-se a indicação de medidas mitigadoras, tais como: a recuperação da mata ciliar e a manutenção periódica das fontes hídricas. 

Palavras-chave


Preservação ambiental. Água. Fontes hídricas.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p39-49

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1562

Total de downloads do artigo: 1344